Procedimentos

Conheça os procedimentos que realizamos

Na clínica, são oferecidos diversos procedimentos para atender cada paciente com aquilo que é necessário. Após a minha avaliação, irei esclarecer todas as suas dúvidas e seguiremos por um protocolo específico, sempre personalizado às características únicas do seu caso e objetivos que estabeleceremos juntos após a consulta. Abaixo, você confere o resumo dos principais procedimentos com os quais trabalho.

Radiofrequência microagulhada (FRAXX)

Uma inovação disponível na área de dermatologia estética é a associação entre a técnica de microagulhamento e o aparelho tecnológico de radiofrequência que emite energia fracionada randômica de alta frequência. A vantagem desse procedimento é a possibilidade de personalização do protocolo de acordo com as necessidades individuais do paciente.

Os resultados obtidos com a sessão são duradouros e são raros os casos de efeitos colaterais ou complicações. Entre os efeitos observados estão o aumento do colágeno, elastina e ácidos hialurônicos, substâncias responsáveis pela melhora do aspecto visível na pele.

Principais indicações: O uso da radiofrequência microagulhada é considerado um tratamento não invasivo e entrega ótimos resultados no tratamento de flacidez cutânea leve a moderada na face, inclusive em regiões mais sensíveis da face como a área ao redor dos olhos. Além disso, também é útil para corrigir cicatrizes provocadas por acnes. 

Preenchimento

Outra técnica amplamente reconhecida no campo médico e adotada como uma boa opção de intervenção segura nos casos de pacientes com queixas relacionadas a sulcos, rugas e cicatrizes. Por meio do preenchimento cutâneo, as áreas demarcadas são elevadas, o que diminui o aspecto de profundidade. Dessa forma, o preenchimento é eficaz ao repor o volume da face, concedendo um aspecto renovado aos seus contornos, além do efeito lifting. Atualmente, o ácido hialurônico é a principal substância utilizada por profissionais e indicado para ser aplicado em diferentes regiões. 

O procedimento é considerado seguro e para que se diminua o risco de reações adversas, é indicado informar no momento da consulta se existe o histórico de procedimentos prévios, alergias a medicamentos, gestação, uso de medicamentos controlados e outras doenças previamente diagnosticadas. 

Principais indicações: cantos do nariz (bigode chinês) e da boca, marcas de cicatrizes causadas por acnes, volume e projeção de lábios e bochechas, tratamento de olheiras fundas, contorno das mandíbulas, correção da assimetrias do nariz e elevação da ponta, aplicação para efeito lifting

Bioestimulador de colágeno

O colágeno é uma proteína presente de forma natural no nosso organismo e fundamental para a aparência de uma pele saudável e com o aspecto de firmeza e elasticidade da pele. No entanto, a partir da faixa dos 30 anos, é esperada a redução da sua produção pelo organismo.

O resultado aparente é uma pele com marcas de expressão mais intensas, como linhas e rugas, além de uma flacidez mais elevada. Nesses casos, a técnica do bioestimulador de colágeno é uma excelente aliada para combater os sinais indesejados, a partir do estímulo às células responsáveis por produzir as fibras colágenas. 

O médico dermatologista irá injetar um conjunto de substâncias com o uso de uma microcânula, o que pode ser feito no próprio consultório, em uma sessão que costuma variar entre 30 a 60 minutos. 

O bioestímulo de colágeno ocorre entre 30 dias e 6 meses com duração de até 2 anos. 

Principais indicações: Flacidez em áreas como face, pescoço, abdômen, coxas, glúteos e mãos.

Skinbooster

Com o que chamamos de uma ação “de dentro para fora”, o Skinbooster — termo que vem da junção de duas palavras da Língua Inglesa: Booster (Impulsionar) + Skin (Pele) — é o tratamento adequado para pacientes que desejam alcançar melhora no aspecto enrugado, irregular e desidratado da pele. Com o foco na reposição da hidratação, é possível ver resultados nítidos em cerca de 30 a 45 dias após o procedimento. De forma gradual, a sua pele voltará a ter uma aparência com mais viço, maciez e com um aspecto mais saudável.

A técnica é minimamente invasiva e indicada para pessoas com todos os tipos de pele e o paciente poderá voltar a desempenhar suas atividades cotidianas no mesmo dia do procedimento.

Principais indicações: Tratamento de rosto, pescoço, colo, mãos e áreas danificadas pela luz solar ou outros agentes externos.

Fios de PDO

Nessa técnica, utilizamos fios compostos por Polidioxanona, uma substância responsável por estimular tanto a atividade das fibras elásticas como a dos fibroblastos — o que ativa a produção de colágeno. Os fios podem ser apenas para estímulo de colágeno, cujos efeitos são progressivos ou também para sustentação.

Os Fios de Sustentação de Polidioxanona são biodegradáveis e bioestimulantes, sendo absorvidos pelo organismo, gerando um efeito que pode se prolongar por até dois anos. Ele é responsável pelo famoso efeito “lifting” não cirúrgico, muito desejado por grande parte das pacientes.

Principais indicações: Redefinição de áreas de contorno do rosto, tratamento de condições conhecidas popularmente como “bigode chinês” e “bochechas de buldogue”, aplicação nas áreas superiores aos lábios, nas pálpebras inferiores e em regiões do pescoço e papada.

Lipo de papada enzimática

O método é baseado na redução enzimática de gordura a partir do uso de enzimas que rompem as membranas das células de gordura, o que acomete na destruição na região que especialistas definem como gordura submentoniana e na região do jowl, popularmente chamado de buldogue. 

O que isso significa? A lipo de papada enzimática é ideal para pacientes que desejam eliminar o aspecto de “queixo duplo” e exibir uma mandíbula mais bem definida.

O procedimento é simples e conta com a aplicação da enzima por meio de uma microagulha. A duração é de aproximadamente 30 minutos.

Principais indicações: Pacientes com gordura localizada na região do queixo, “buldogue” e também em outras regiões corporais. . 

Subcisão (rugas e cicatrizes)

A técnica é usada principalmente para corrigir alterações no relevo da pele, como rugas, cicatrizes e outros sinais indesejados nos sulcos da face. Por meio de agulhas inseridas na região subcutânea, é feita a ruptura de divisões fibrosas, o que gera uma resposta inflamatória como reação. Esses pequenos hematomas cuidadosamente gerados pelo médico especialista, irão culminar na maior produção de colágeno e em um aspecto mais uniforme da pele tratada.

A subcisão é contraindicada para pacientes em uso de anticoagulantes, com problemas de coagulação e cicatrização.

Principais indicações: Entre as recomendações estão casos de pacientes com sulcos e rugas faciais, estrias, marcas de lipoaspiração, manchas acneicas e celulites em grau avançado.

Peeling (Superficial e Médio)

Derivado da palavra “peel” que significa descamar ou descascar, a técnica consiste na aplicação de substâncias que geram a retirada da camada superficial da pele. No consultório, trabalho com o que chamamos de peeling superficial e peeling médio, sendo que no nível médio é verificada uma descamação mais intensa, por atingir camadas mais profundas da pele.

Principais indicações: O peeling superficial costuma ser recomendado para pacientes que desejam uma descamação menos visível e efeitos menos agressivos após o procedimento. Nesses casos, é ideal para tratamento de linhas e rugas finas, pigmentação irregular, além da secagem de espinhas e aceleração da absorção de outros tratamentos dermatológicos. O peeling médio, por sua vez, é apropriado para rugas mais profundas, ceratoses e acnes mais acentuadas.

Toxina botulínica

A aplicação de toxina botulínica faz parte da lista de procedimentos mais conhecidos no campo da dermatologia estética. A substância na verdade é uma proteína produzida pela bactéria Clostridium botulinum que ao ser injetada no organismo em quantidades pequenas e bem administradas por um profissional, atua como um bloqueio da musculatura delimitada. Dessa forma, é minimizado o efeito das chamadas “linhas de expressão” indesejadas pelo paciente.

O efeito passa a ser visível em cerca de 7 a 14 dias seguintes ao dia da aplicação e a perda do resultado é gradual, visto que irá haver o retorno da ação muscular. Com o tempo, o intervalo entre os procedimentos pode ser aumentado.

Principais indicações: Tratamento de rugas profundas, linhas de expressão e transpiração excessiva.

Blefaroplastia sem corte (RFPM)

Por meio da aplicação de uma radiofrequência pulsada com multiagulhas, a técnica de Blefaroplastia consiste em uma abordagem menos agressiva e praticamente indolor na remoção de pele excedente nas pálpebras superior e inferior, um problema que causa incômodo na visão de vários pacientes, principalmente naqueles com idade mais avançada. A condição ainda pode ser de origem congênita, nesse caso, estar presente desde o nascimento.

Principais indicações: Procedimento ideal para pacientes com um grau pequeno ou moderado de excesso de pele nas pálpebras e/ou não quer se submeter ao procedimento cirúrgico. O paciente pode ficar com marcas  por até 30 dias. Deve-se ter entre 3 a 7 dias de repouso.

Microagulhamento facial

A técnica de microagulhamento facial é baseada na aplicação de pequenas agulhas responsáveis por provocar pequenas lesões na pele e com isso, estimula a formação de fibras de colágeno, elastina, além de incentivar a proliferação de vasos sanguíneos. 

A utilização de microagulhas oferece um efeito de mais firmeza e um aspecto rejuvenescedor nas áreas de aplicação, o que explica o aumento da procura de pacientes pela técnica.

Principais indicações: Os resultados obtidos com o procedimento são ideais para pacientes que buscam efeitos como a diminuição da aparência de poros dilatados, suavização de manchas, prevenção de rugas, correção de cicatrizes e até mesmo no tratamento da alopecia (condição em que há a perda de cabelos na região do couro cabeludo).

Eletrocoagulação de ceratoses seborreicas

A ceratose seborreica consiste em lesões arredondadas ou irregulares expostas na camada mais superficial da pele. A coloração pode variar entre tons avermelhados, castanhos ou negros. Quanto ao aspecto, costuma ser mais escamoso ou semelhante a uma verruga. 

A origem costuma ser associada a fatores genéticos, sendo considerada benigna. No entanto, por razões estéticas, pode causar incômodo em pacientes, principalmente quando presentes em áreas de grande visibilidade, como próxima aos olhos e lábios.

Principais indicações: Lesões em áreas de dobras e que geram incômodos ao paciente. 

Tricologia

Ledterapia

Uma excelente abordagem para o tratamento eficaz de queda capilar. Por meio de um capacete emissor de radiação luminosa no couro cabeludo, a Ledterapia realiza a bioestimulação e intensifica o aumento da produção de colágeno e elastina na região capilar. Além disso, colabora para uma circulação sanguínea mais intensa, reduzindo efeitos inflamatórios e combatendo a queda.

A radiação é conhecida como NIR e o efeito classificado como fotobiomodulação, que tem ganhado cada vez mais adeptos em consultórios dermatológicos renomados em diferentes países.

Principais indicações: O tratamento com Ledterapia é recomendado para pacientes diagnosticados com Alopecia androgenética (doença em que há a progressiva queda capilar) e pacientes com problemas no couro cabeludo, como dermatite seborreica e caspa.

MMP Capilar

A sigla vem do conceito de Microinfusão de Medicamentos na Pele e vem sendo usada no suporte ao tratamento de casos de Alopecia Androgenética, Eflúvio telógeno, além de calvície feminina e masculina. Os resultados são originados pela otimização da absorção de substâncias que colaboram para o crescimento capilar.

Isso é possível por meio da aplicação de um conjunto de medicamentos diretamente no couro cabeludo, a partir do aumento da oxigenação da área, fortalecimento dos fios e estímulo ao crescimento saudável.

É imprescindível que seja informado ao médico especialista a existência de alergias, gestação ou sensibilidades pré-existentes, para que seja recomendado o melhor protocolo no tratamento.



Dermatologia clínica e cirúrgica

Biópsia

De acordo com a Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD), a biópsia, em casos dermatológicos, é realizada a fim de diagnosticar doenças de pele císticas, tumorais, inflamatórias, do desenvolvimento ou de depósito. 

Considerado um procedimento de baixo risco, na biópsia o médico dermatologista faz a retirada de uma amostra da pele que na etapa seguinte, será analisada pelo médico patologista. Dessa forma, costuma ser indicada sempre que há dúvidas quanto ao diagnóstico e a escolha do melhor tratamento a ser definido, o que evitará cirurgias desnecessárias no futuro do paciente.

Principais recomendações: A biópsia é ideal em casos nos quais são verificadas manchas, pintas ou verrugas na camada superficial da pele e que, após análise, persistem questionamentos quanto à origem da lesão dermatológica.

Exerese de nevus, cisto e lipomas

A exérese ou excisão é feita em lesões tanto congênitas (presentes desde o nascimento) como nos casos em que são adquiridas ao longo da vida.

Principais indicações: Nesse procedimento, no caso dos nevus, é feita remoção de lesões planas ou elevadas, com coloração que varia de cores mais claras até o negro. Já os cistos correspondem a nódulos com coloração semelhante à da própria pele, esbranquiçados ou amarelados, podendo ocasionar pus em casos de inflamações. Por fim, lipomas são tumores benignos localizados abaixo da pele e devido a possibilidade de tornarem-se malignos, recomenda-se a remoção.

Cauterização de verrugas

As verrugas são lesões comumente observadas em regiões variadas do corpo, como rosto, pé, mãos e costas. Nesse procedimento cirúrgico é utilizado o eletrocautério ou ácidos para que seja realizada a destruição das protuberâncias verrucosas. 

O tempo de recuperação é rápido, com tempo de cicatrização que se aproxima de quinze dias. Após a realização, o ideal é que o local não seja exposto à luz solar por pelo menos dois meses.

Cirurgia de unha encravada

A Onicocriptose (unha encravada) é gerada quando uma das extremidades da unha “penetra” na pele da região durante o seu crescimento, o que culmina em grande desconforto para o paciente. Nesse procedimento, após aplicação de anestesia local, o tratamento consiste em destruir a porção encravada, cauterizar a matriz e impedir que a unha continue crescendo de forma prejudicial.

Cirurgia de orelha rasgada

Também conhecida como lobuloplastia é indicada para pacientes em que a abertura destinada ao uso de acessórios apresenta-se rompida ou com um tamanho expandido comparado ao regular, seja pelo uso de acessórios pesados ou alargadores, como em casos de acidentes.

Precisa de ajuda? Estamos aqui